2 de março de 2021
Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)
A Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma lei que foi sancionada em 2010 e propõe a prática de hábitos de consumo sustentável.
Com ela, se estabelecem 19 instrumentos variados que incentivam a reciclagem e a reutilização dos resíduos sólidos, coleta seletiva, logística reversa, além da destinação ambientalmente adequada dos dejetos. Estes instrumentos são válidos para que os setores públicos e as empresas possam lidar com os resíduos que eles mesmos geram.
Pensando nas empresas, os instrumentos determinam que elas busquem a redução na geração de resíduos, o aumento da reciclagem e reutilização, entre outros. A PNRS também influencia as empresas ao dar valor econômico ao resíduo, então ele já não é mais visto como algo sem utilidade, mas como algo rentável. Além de ser um gerador de trabalho e de renda.
É aí que entram as cooperativas e o Circulagem.
O Circulagem auxilia na redução do impacto ambiental que as empresas geram, através do cumprimento dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. E também ajuda a controlar o cumprimento de suas responsabilidades sociais e governança.