6 de agosto de 2021
Como descartar corretamente seus retornáveis
Alguns cuidados são necessários para que o ciclo possa se fechar e essas embalagens possam realmente ser reaproveitadas. É preciso mantê-las inteiras e limpas, de preferência sem jogar pedaços de papel, bitucas de cigarro e outros elementos dentro delas. Além disso, é preciso que existam locais de fácil acesso para que as embalagens retornáveis sejam depositadas.
Por outro lado, o julgamento imparcial das eventualidades facilita a criação das condições financeiras e administrativas Existem algumas possibilidades para desenvolver um sistema individual, como o uso de embalagens retornáveis, implantação de PEV’s (pontos de entrega voluntárias) em locais estratégicos ou realização de campanhas educacionais e até descontos para que consumidores descartem corretamente seus resíduos. Assim, todo mundo desta cadeia sai ganhando:
a indústria que não precisa comprar novos insumos e pode economizar na produção de novas embalagens, o ponto de varejo que recebe um maior número de pessoas e ainda consegue efetuar novas vendas, e o consumidor que consegue descontos ao devolver os vasilhames e ainda contribui com a construção de um mundo mais sustentável e menos poluído.
As empresas podem trabalhar em parceria com cooperativas para triar e destinar os resíduos à reciclagem, ampliando a renda da cooperativa e investindo no treinamento, capacitação e educação desses trabalhadores.