20 de setembro de 2021
Fontes para Geração de Energia Elétrica
Dois conceitos similares são matriz energética e elétrica. A matriz energética representa o conjunto de fontes de energia disponíveis para movimentar os carros, preparar a comida no fogão e gerar eletricidade.
Já a matriz elétrica é o conjunto de fontes de energia disponíveis para uso em um país, onde acontecerá a geração de energia elétrica, a própria eletricidade. São divididas em fontes de energia renováveis e não-renováveis.
A renovável é aquela que pode ser rapidamente reposta na natureza, e são consideradas energias limpas por quase não gerarem resíduos. Alguns exemplos de energias renováveis são: Hidrelétrica, Solar, Eólica, Geotérmica, Biomassa, Mares e Oceanos, e Hidrogênio.
A geração de energia elétrica no mundo é dividida conforme o gráfico:
É baseada principalmente em combustíveis fósseis, como carvão, óleo e gás natural em termelétricas. São fontes não renováveis que ainda são muito utilizadas no mundo, por serem mais tradicionais e tecnicamente viáveis.
Já a matriz elétrica brasileira é bem diferente da mundial.
As fontes renováveis, como hidráulica, biomassa de cana de açúcar, eólica e solar estão mais presentes. A grande parte da energia do Brasil é gerada por usinas hidrelétricas. E a energia eólica também vem crescendo bastante, contribuindo para que a nossa matriz elétrica continue sendo, em sua maior parte, renovável.
Então o Brasil usa mais fontes renováveis do que o resto do mundo. Dividindo a emissão de gases de efeito estufa pelo número total de habitantes no Brasil, a gente veria que o nosso país emite menos GEE por habitante do que a maioria dos outros países. Esse assunto é tratado com mais profundidade na temática de Mudanças climáticas e Transição energética. Estamos caminhando no rumo certo, e devemos explorar mais a solar e eólica que são muito abundantes no Brasil.
Fonte de apoio: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica