30 de novembro de 2021
Consequências das Mudanças Climáticas
Por que a COP 26 é tão importante?
Às vezes falar de mudanças climáticas parece algo abstrato, mas elas têm impacto real nas nossas vidas e por isso líderes do mundo todo estão hoje lá em Glasgow. Hoje trazemos quais algumas das consequências das mudanças climáticas.
Saúde humana:
A poluição do ar, causada pela queima de combustíveis fósseis, gera muitos problemas respiratórios, aumentando a nossa mortalidade por doenças cardiovasculares e pulmonares. Insolação, alergias, doenças transmitidas por mosquitos (dengue e malária, por exemplo), desnutrição, fome e doenças infecciosas também podem ser intensificadas devido ao aumento da temperatura global.
Extinção de espécies:
Já podemos observar hoje extinções de espécies. Diversos animais e plantas serão diretamente afetados pelas mudanças em seus habitats, gerando extinção e diminuindo a biodiversidade no planeta.
Alimentação:
A mudança no padrão de chuvas (se chove mais ou menos do que o esperado no campo) impacta nas plantações, diminuindo a produção de alimentos, fazendo com que a nossa comida fique mais cara (já estamos vendo essas consequências).
Isso gera insegurança alimentar.
Além de afetar a agricultura, a seca está relacionada com o aumento de focos de incêndio e com a escassez de água. Falta de água potável vai gerar competição pelo recurso, motivo de mortes e disputas políticas.
Alterações no clima:
Consequências também virão no aumento na repetição e intensidade de eventos climáticos extremos como enchentes, tempestades, furacões, secas e desertificação, e incêndios. A desertificação é causada principalmente pelas atividades humanas e alterações climáticas.
Enquanto algumas regiões vão enfrentar seca extrema fazendo com que pessoas percam suas terras por conta da desertificação, outras sofrerão com o aumento exagerado das chuvas. Pela grande quantidade de chuvas, terão deslizamentos constantes de terra, enchentes e inundações, e incêndios florestais induzidos por raios. Ciclones tropicais serão mais intensos, e ondas de calor serão mais frequentes.
O degelo das geleiras vai causar o aumento do nível do mar, e o consequente desaparecimento de muitas ilhas ou até países inteiros.
Os maiores castigados pelas mudanças climáticas serão provavelmente os países tropicais, tais como o Brasil. Segundo os relatórios do IPCC, poderão ocorrer uma série de inundações, em virtude da intensificação das tempestades, e longos períodos de estiagem.
Solução:
É um cenário assustador! Por isso é extremamente importante os líderes das nações se comprometerem e cumprirem suas metas do Acordo de Paris.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC) é um órgão das Nações Unidas que tem como função fazer avaliações de informações científicas sobre as alterações climáticas.
O Acordo de Paris é um documento, assinado em 2015 por 195 países, que tem como objetivo principal a tomada de medidas para lidar com as alterações climáticas. Esse acordo firma o compromisso entre os países de lutar para que o aumento da temperatura média do planeta fique abaixo de 2 ºC dos níveis pré-industriais.