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21 de março de 2022

Delivery sustentável: é possível?

Foto por: Kai Pilger/Unsplash

As mudanças de hábitos ocasionados pela pandemia já não são mais nenhuma novidade. Ao longo destes 2 anos, muitas coisas mudaram e vivemos o chamado “novo normal”. Mas afinal, o que há de novo? Aquele compromisso de fazer compras no supermercado ou na feira está perto de não existir mais. Os aplicativos de delivery que salvavam a vida quando esquecíamos um item da receita ou naquele dia que dava preguiça de cozinhar, agora são o principal ambiente para as pessoas fazerem as compras do mês.

De acordo com a pesquisa Consumo Online no Brasil realizada pela Edelman, houve um crescimento de 22% nas compras online e 1 em cada 4 brasileiros pretende continuar fazendo compras online diariamente após a pandemia. O estudo revelou ainda que os apps de delivery são os mais usados nas verticais de “Alimentos e restaurantes” (93,7% dos pedidos) e “Supermercados e farmácias” (73,3%).

Este crescimento parece fantástico do ponto de vista de inovação, mas quando nos deparamos com a produção de resíduos que acompanha este novo modelo de consumo, o cenário fica preocupante. Atualmente são produzidos 3 milhões de toneladas de plástico de uso único no Brasil. Isso equivale a 200 bilhões de itens descartáveis como pratos, copos, talheres, sacos plásticos e canudos, e a grande maioria desses itens não é reciclada.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a ONG Oceana lideram a campanha #DeLivreDePlástico. Lançada em dezembro de 2020, a campanha incentiva o comprometimento dos aplicativos em fazerem entregas livres de plástico descartável junto aos restaurantes parceiros em todo o território nacional. Também propõe metas quantitativas de redução, como ter 100% enviando itens opcionais (talheres, guardanapos, canudos plásticos, sachês etc.) somente sob demanda do consumidor até 2023; ter ao menos 30% das entregas feitas com embalagens retornáveis e ter 100% dos restaurantes realizando entregas em sacolas retornáveis ou livres de plástico até 2025.

Estudos sobre o comportamento do consumidor apontam que os clientes têm preferência por estabelecimentos que estão comprometidos com a sustentabilidade e que comuniquem de forma explícita suas ações para evitar os impactos ambientais. Alguns restaurantes já aderiram às embalagens sustentáveis, portanto o delivery sustentável é possível, basta que essa consciência se multiplique entre as empresas e que os consumidores estejam cada vez mais exigentes quanto à sustentabilidade.

Fonte:

https://www.entrepreneur.com/article/324001

https://brasil.un.org/pt-br/124500-72-dos-consumidores-gostariam-de-receber-delivery-de-comida-sem-plastico-descartavel-revela

https://newsroom.br.paypal-corp.com/consumo-online-no-brasil

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