fbpx

30 de março de 2022

Qual a relação entre logística reversa e as mudanças climáticas?

Foto por: Rawpixel/Freepik

As mudanças climáticas são alterações na temperatura da Terra em escala global que persistem ao longo do tempo. Nós percebemos essas mudanças com verões e invernos muito intensos, chuvas muito fortes e temporadas de seca muito devastadoras. Esses impactos no clima também são conhecidos como eventos extremos

Voltando um pouco no tempo para entender melhor… No século XVIII a Inglaterra vivia um aumento muito grande em sua população e precisou inovar no transporte e nos processos produtivos para atender às novas demandas. Esse período é o que conhecemos como Revolução Industrial, e atualmente estamos vivendo a quarta edição dessa inovação.

Se com a Primeira Revolução nós já tivemos um aumento significativo nas emissões de gases poluentes e descarte incontável de resíduos, dá pra imaginar o impacto das mudanças agora? 

Os prejuízos ambientais causados pela produção e consumo irresponsáveis podem parecer irreversíveis, mas já existem muitas maneiras que podemos contribuir para salvar o planeta das mudanças climáticas.

Atualmente está sendo muito difundido o conceito de Economia Circular, que visa aplicar uma nova cultura no modelo de produção e consumo para reduzir significativamente a extração de recursos naturais e aumentar o ciclo de vida dos produtos, reinserindo novamente na cadeia de produção através da Logística Reversa. 

A Logística Reversa é responsável por fazer a conexão inversa da cadeia produtiva, começando no cliente e retornando ao fornecedor. A logística reversa faz parte da gestão de resíduos e é fundamental para abastecer a cadeia de suprimentos que utiliza o que seria descartado como matéria-prima para um novo produto.

O consumidor final também tem seu papel na Logística Reversa, que estabelece a responsabilidade compartilhada entre os atores da cadeia.

O que podemos concluir com isso? A Logística Reversa tem relação com as mudanças climáticas por ser fundamental na aplicação do modelo de Economia Circular que evita extração desnecessária de recursos naturais e incentiva a reutilização de resíduos como matéria-prima.

Quanto mais inclusiva a logística reversa, melhor ainda para o combate às mudanças climáticas. Ou seja, melhorar as condições de trabalho e renda das cooperativas de catadores de materiais recicláveis para garantir uma cadeia de resíduos mais justa, influencia o ambiente que é mais prejudicados com os eventos extremos provocados pelas mudanças climáticas, as periferias.

Procura soluções em Gestão Ambiental? A Circulagem te ajuda!

share
FacebookLinkedInWhatsApp
WhatsApp chat