20 de abril de 2022
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e as Mudanças Climáticas
A preocupação das Nações Unidas com as mudanças climáticas não é recente. Por exemplo, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) foi criado em 1988, já com o objetivo de fornecer avaliações científicas regulares sobre a mudança do clima, suas implicações e possíveis riscos, e também propor opções de adaptação e mitigação, sendo a maior autoridade mundial sobre o tema.
Os impactos das mudanças climáticas já são sentidos em todo o mundo e, segundo o PNUD Brasil, a emissão de gases de efeito estufa está 50% maior do que os níveis de 1990. O aquecimento global está causando mudanças de longo prazo com consequências irreversíveis se medidas não forem tomadas agora.
Criados em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem o objetivo de cumprir os acordos realizados na Agenda 2030. Dentre os 17 objetos, o ODS 13 trata exclusivamente das metas voltadas para medidas urgentes de combate às mudanças climáticas e suas implicações.
As metas englobam a capacidade de adaptação a riscos ocasionados pelo clima; criação de medidas políticas e estratégicas sobre o tema; educação ambiental; mobilização financeira para atender países em desenvolvimento, bem como operacionalizar o Fundo Verde para o Clima; e mecanismos para planejamento relacionado à mudança do clima em países menos desenvolvidos.
Desde de 1980, cada década tem sido mais quente que a anterior, e 2021 foi o 7º ano consecutivo que entrou para o rol de anos mais quentes já registrados (2015-2021), ficando 1,11°C acima dos níveis pré-industriais, ficando assim bem próximo do limite (1,15°C) estipulado no Acordo de Paris, em 2015. Esses dados mostram que as metas da Agenda 2030 devem, mais do que nunca, serem seguidas para que consigamos diminuir a taxa de aquecimento global, para então tentarmos frear os impactos climáticos.