23 de maio de 2023
Logística Reversa
🤔 Você sabe o que é PNRS? ♻️ A Politica Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei n°12.305/2010 )dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos visando à gestão integrada e ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, incluindo os perigosos.
✅ A PNRS define a Logística Reversa como um instrumento para viabilizar a coleta e devolução de determinados resíduos sólidos ao setor produtivo ou empresarial responsável. Dessa forma, resíduos anteriormente descartados poderão ser reaproveitados pelo próprio fabricante ou em outros ciclos produtivos
✅ A LR aplica-se a todos os tipos de resíduos, principalmente aos produtos ou embalagens que representam riscos à saúde pública e ao meio ambiente.
✅ Segundo a PNRS, para a implementação da LR é necessário um acordo setorial ou contrato entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes a fim de que seja dada a destinação final ambientalmente correta dos produtos que fazem parte dos acordos firmados.
✅ Atualmente seis acordos setoriais estão em vigor e são obrigados a estruturar e implementar sistemas de LR, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, isso vale para os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:
· Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens.
· Pilhas e Baterias
· Pneus
· Lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista
· Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens
· Produtos eletroeletrônicos e seus componentes
✅ Outros tipos de resíduos, como medicamentos e embalagens em geral, também podem ser objeto da cadeia da LR. Para tal, deve haver uma logística de recolhimento, independente do serviço público de limpeza urbana, de forma a garantir o retorno desses resíduos ao fabricante.
Quer entender suas obrigações com Logística Reversa? 📲Agende uma consultoria cortesia e faça um diagnóstico.