19 de outubro de 2021
Greenwashing: o que é e como não cair nele
Greenwashing é a lavagem verde, ou maquiagem verde.
É uma estratégia de marketing que instituições vêm adotando, usando produtos com apelo sustentável e natural, e propagandas que passam a impressão de serem ecologicamente corretas. Ou seja, querem vender essa impressão de que a marca se preocupa com o meio ambiente.
Mas nem sempre é real. São falsos apelos ecológicos para o consumidor, é uma técnica de manipulação.
Então para evitar, não se iluda com uma embalagem com apelo natural. Sempre leia as embalagens (rótulos e ingredientes)! Procure Certificações (FSC, IBD, PROCEL, Ecocert ou ISO 14021). Empresas que praticam o Greenwashing recebem advertências do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por propaganda enganosa.
O idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) divulgou tabelas em (novembro de) 2019 com algumas marcas para ficarmos de olhos abertos.
(Tabelas atualizadas em novembro de 2019)
https://idec.org.br/greenwashing/de-olho-nas-marcas
https://idec.org.br/arquivos/greenwashing/higiene-cosmeticos.pdf
https://idec.org.br/arquivos/greenwashing/limpeza.pdf
https://idec.org.br/arquivos/greenwashing/utilidades-domesticas.pdf