fbpx

8 de dezembro de 2021

O que é esse famoso ESG?

Três letras que revolucionaram o ambiente empresarial nos últimos anos. O modelo de negócios tradicional está obsoleto, e os investidores e consumidores buscam cada vez mais negócios alinhados com impacto positivo. Shareholders (acionistas) e credores (lenders) estão sob pressão (de órgãos reguladores e do mercado) para provar que estão agindo com responsabilidade.

ESG, ou em português, ASG é o Ambiental, Social e Governança.

É integrar esses três fatores no mercado de capitais. Em 2019, a indústria ESG era de USD 500 bilhões, e só está aumentando.

Ambiental: a empresa deve se preocupar com os resíduos que gera, se a fonte de energia utilizada é limpa e renovável, emissões de CO2…

Social: ações para a comunidade interna ou externa à empresa, diversidade e inclusão, direitos trabalhistas…

Governança: são as diretrizes que guiam a empresa. Políticas anticorrupção, auditoria com transparência, ética e integridade nas relações internas e externas.

O ESG já é um critério para empresas em bolsas de valores, e a B3 lançou um índice baseado nesses indicadores para selecionar empresas para sua carteira. Para ser uma empresa considerada classificável dentro da pauta ASG, ela deve ter um desempenho operacional de eliminação ou mitigação de impactos negativos nessas três esferas.

O ESG não é só para empresas grandes, é para todos os portes e tipos! É importante não ser só um indicador, mas uma cultura organizacional.

Procura soluções em Gestão Ambiental? A Circulagem te ajuda!

share
FacebookLinkedInWhatsApp
WhatsApp chat