fbpx

24 de julho de 2023

Relatórios de sustentabilidade – Quais são os escopos do GRI e como são reportados?

Os Padrões GRI são compostos por um conjunto de indicadores que abrangem uma ampla gama de recursos relevantes para a sustentabilidade. Esses indicadores são organizados em três escopos:

✅ Escopo do Relatório: Este escopo refere-se às informações básicas sobre a organização, como seu perfil, estratégia, governança, compromissos e engajamento com partes interessadas. Ele também abrange as definições e limites do relatório, bem como a abordagem adotada para garantir a qualidade e a confiabilidade das informações.

✅ Escopo do Material: Este escopo concentra-se nas questões materiais, ou seja, nos apresentou mais relevantes e impactantes para a organização e suas partes interessadas. As empresas são encorajadas a identificar e relatar as questões materiais específicas para seu setor de atuação e contexto operacional. Alguns exemplos comuns de questões materiais incluem mudanças climáticas, direitos humanos, gestão de resíduos e ética nos negócios.

✅ Escopo dos Indicadores: Este escopo aborda os indicadores específicos que as empresas devem relatar dentro de cada tópico material. Os indicadores são divididos em diferentes categorias, como econômico, ambiental, social e governança. Por exemplo, no escopo ambiental, pode haver indicadores relacionados às emissões de gases de efeito estufa, consumo de energia, gestão da água, entre outros.

🗣️ No processo de relato, as empresas devem seguir as diretrizes dos Padrões GRI para coletar, medir e relatar as informações relevantes em cada escopo. O relatório de sustentabilidade é geralmente divulgado publicamente, permitindo que partes interessadas, como investidores, consumidores e comunidades, acessem as informações e avaliem o desempenho ESG da organização.

share
FacebookLinkedInWhatsApp
WhatsApp chat